quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O enigma

Talvez com medo da escuridão a maior parte das pessoas prefiram não descobrir o que ela pode oferecer. Por acreditarem que a claridade é o melhor, deduzem que na escuridão está o pior. Não acredito nisso. Acho que na escuridão é onde vive o enigma. Se não fosse a escuridão não existiriam o mistério, o segredo, o disfarce e o não dizer. É na escuridão que habitam os melhores sentimentos: o amor é claro? A saudade o é? O estar junto? A felicidade?

Enquanto TNT me diz que quem procura acha, lembro de Clarice Lispector que diz que enquanto tiver perguntas e não houver respostas, continuará a escrever. Por que a escrita esconde as respostas? Ora, a escrita nada mais é do que a escuridão. Pra que ela exista, ou o seu fundo é negro, ou ela própria o é. Quantas mil fotos existem de pessoas que adoram tirar fotos diante à sua estante pessoal? Por que isso existe? Por que quando alguém pega um trabalho acadêmico, a primeira coisa recomendável a se fazer é ver a bibliografia? Letras, oh enigma que o ser humano inventou. Se eu disser: Je peux être heureux dans l'obscurité!!! A menos que você, ou saiba a língua que falo ou consulte um tradutor, continuo na escuridão de meus pensamentos e quereres.

Por que temos tanto medo de nos mostrarmos? Por que nos assustamos quando nos descobrimos como realmente somos – pelo menos naquele determinado momento ou situação? O enigma é o melhor! É a nossa proteção. Proteção, talvez, de nós mesmos.

Se alguém sabe do que falo ou do que sinto, por favor, não me diga... quero continuar assim... enigmática...

Nenhum comentário: